QUEM SOMOS   CADASTRE-SE   VAGAS   FAQ´S   DICAS   BLOG   CONTATO

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Pesquise a empresa na qual você fará a entrevista. Visite o site, faça uma pesquisa no google, entenda o ramo de negócio, as principais atividades e quem são os concorrentes. Essas informações o deixarão mais seguro sobre a realidade da empresa na qual você está buscando uma oprtunidade.

Antes de ir para a entrevista, pense na sua trajetória. Relembre tudo o que já fez, pense em seus conhecimentos técnicos e habilidades pessoais e profissionais.

A sua capacidade de comunicar-se bem será avaliada nas entrevistas. Não fale muito rápido, seja objetivo e claro nas respostas. Evite gírias, palavras com conotação negativas e frases prontas.

A sua postura é um dos pontos mais importantes a serem avaliados na entrevista. Seja natural e profissional. Confie em você e demonstre segurança.

Candidato! Mantenha seu laudo médico atualizado, mesmo que esteja fora do mercado de trabalho. Isso ajudará muito em seu processo de seleção! O laudo médico deve conter o CID, a descrição da deficiência e as sequelas da deficiência.

Vá bem vestido as entrevistas, isso causará uma boa impressão! Não vá de boné, tênis ou com a roupa amassada. 

Leve sempre o seu currículo atualizado para entrevista ou, caso esqueça de levá-lo, tenha-o sempre em seu email, pronto para ser encaminhado.

Quando estiver numa entrevista, não fale mal da empresa na qual trabalhou anteriormente ou do seu antigo chefe. Mas lembre-se de ser sincero em todas as respostas.

Seis respostas que você precisa dar em uma entrevista para ser contratado


Durante uma entrevista de emprego típica, você precisará responder a várias perguntas. Mas você realmente entende o que o entrevistador precisa saber?
 

"A maioria dos estudantes não sabe por que o entrevistador faz uma determinada pergunta", diz Brad Karsh, profissional responsável por recrutamento que trabalhou na importante agência de publicidade Leo Burnett e é o atual presidente da empresa de consultoria de carreira Job Bound. "Eles normalmente pensam que é uma competição para lograr o entrevistador."

Na realidade, os empregadores não têm tempo nem inclinação para brincar com você, especialmente durante o processo seletivo. O entrevistador não está tentando “passar a perna” em você; ele está tentando avaliar suas respostas a seis perguntas importantes:
 

Você tem as habilidades necessárias para realizar o trabalho?

De acordo com Karsh, o empregador primeiro deve determinar se você tem as habilidades necessárias para o cargo, por exemplo, o conhecimento de programação para administrar um banco de dados ou a habilidade com a escrita para trabalhar em um jornal como repórter. "Fazendo perguntas especulativas sobre o que o candidato já fez, o entrevistador saberá se ele possui as habilidades necessárias."

Mas o entrevistador também está procurando habilidades interpessoais que serão necessárias para você ser bem-sucedido no trabalho e na organização, como a capacidade de trabalhar bem em equipes ou "o requisito comum de descobrir coisas passando por um treinamento básico", diz Terese Corey Blanck, diretor de desenvolvimento de estudantes da empresa interna Student Experience e parceiro da College to Career, uma empresa de consultoria.
 

Você se enquadra?

"A primeira preocupação de toda organização é a possível adequação a um determinado departamento", diz Corey Blanck. Isso significa que o entrevistador está tentando constatar não só se você é adequado para as atividades da empresa e do departamento, mas também se você complementará os talentos de seus possíveis colegas de trabalho.
 

Você entende a empresa e sua finalidade?

Se a organização satisfizer suas aspirações de carreira, naturalmente você terá motivação para realizar um bom trabalho lá - e permanecer mais de um ou dois meses, explica Corey Blanck. "Eu não quero que alguém assuma o cargo porque é um trabalho compatível com suas habilidades. Quero alguém que se entusiasme com nossa missão e com o que fazemos."
 

Como você se destaca dos outros?

Você está sendo avaliado com relação a outros candidatos para o emprego. Em outras palavras, essa avaliação é feita em uma curva. Desse modo, o entrevistador comparará constantemente seu desempenho com o dos outros candidatos.
 

Você pensa de acordo com a empresa e o trabalho que realizará?

"Sempre procuro alguém que tenha uma atitude prática", explica Corey Blanck. "Quero alguém que goste de desafios e tenha motivação para se sair bem.”

Corey Blanck comenta que o empregador não pode treinar alguém para agir assim. "Mas você pode contratar alguém assim. Se não fizer isso, acabará contratando um funcionário com desempenho insatisfatório."
 

Você quer o emprego?

A maioria dos empregadores sabe melhor do que ninguém que todos os entrevistados realmente querem assumir o cargo oferecido. Eles reconhecem que alguns candidatos estão explorando suas opções, enquanto outros fazem a entrevista em uma empresa com a qual não se identificam para desenvolver suas habilidades em entrevistas.

Você precisa provar que realmente quer o trabalho, diz Al Pollard, recrutador de universitários sênior da Countrywide Financial. "Uso a analogia do cavador de fosso: muitos podem cavar fossos, mas poucos estão dispostos - e só alguns querem fazer isso."

 

Por Peter Vogt, escritor

 



    END+TEL  Rua Barão de Itapetininga, 273 6. andar bloco C sala 643 e 644 São Paulo - SP  TEL 11 3206 4455